#040 – Inteligência Artificial: A 4ª Revolução

Amigo ouvinte, estamos de volta em meio à pandemia de COVID-19 e iniciamos nossa temporada 2020 com uma entrevista incrível que fizemos com o Professor Fernando Buarque. Ele nos deu uma aula sobre as diversas revoluções tecnológicas da Humanidade e como chegamos à Inteligência Artificial, que está transformando não apenas os mercados mas a própria teia social. Conversamos sobre a preocupação que a indústria discute e estuda, não apenas em criar algorítimos e tecnologias mais inteligentes, mas principalmente mais éticos e transparentes.

O nosso convidado, o Fernando Buarque, é Ph.D. em Inteligência Artificial pelo Imperial College – London, com Estágios Pós-Doutorais na Universidade de Münster – Alemanha e Universidade da Florida – EUA. Professor Associado e Livre Docente da Universidade de Pernambuco (UPE).

Ele é Alexander von Humboldt Fellow, Membro Sênior da IEEE, e possui quatro nomeações ad-hominem internacionais:

  • Texas A & M University (professor adjunto),
  • University of Exeter (professor honorário),
  • Universidade of Johannesburg (professor visitante),
  • University of Münster (professor visitante e embaixador de pesquisa).

Sua linha de pesquisa é a Inteligência e Semiótica Computacional aplicadas ao suporte de decisão em problemas complexos. Nos últimos anos, ele tem se dedicado à internacionalização do Programa de Doutorado em Engenharia de Computação da POLI/UPE e, desde 2014, serve à integração latino-americana, como coordenador do comitê organizador do LA-CCI (Latin American Conference on Computational Intelligence).

Se gostou, ajude o nosso podcast a crescer, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário aqui no site, no nosso Twitter @podebug, na nossa página do Facebook ou mande um e-mail para [email protected]

Dicas do Episódio

Assine o Podcast

Créditos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.